Interview #01 – Behold Studios

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Tive o prazer de fazer uma mini-entrevista com Saulo Camarotti Ceo da Behold Studio, que falou um pouco sobre o processo de criação dificuldades e muito mais confira!

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1 – Perguntas gerais como, qual plataforma, qual workflow, divisão de trabalho… Como foi o inicio? Quais dicas vocês dariam para os que estão começando?
 

A Behold Studios iniciou em 2009 em uma incubadora de base tecnológica na Universidade de Brasília. Iniciamos nossa empresa tentando fazer jogos sob demanda, avergames e serious games, entretanto a empresa realmente emplacou quando iniciamos com jogos de entretenimento para o mercado de mobile.

 Nós temos uma equipe de 7 pessoas, já tivemos mais e em outros momentos com menos. Mas hoje temos 3 programadores, 3 artistas, e 1 producer e PR. Usamos Unity 3D desde o princípio da empresa, Photoshop, Max e Maya como ferramental dos artistas, e Dropbox, Mercurial e Amazon AWS para outros serviços.
 
Percebemos que o mais importante é focar no jogo. Vemos diversas empresas tentando encontrar financiamento, falar com investidores, pensar em publicidade, etc. Entretanto, se a equipe que está começando foca apenas na produção do jogo, e faz um jogo muito bem acabado e inspirador, todas as outras coisas vão vir por consequência, incluindo vendas, dinheiro, jogadores, comunidade, etc.

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GD Gamer-  Como foi seguir na após de um título próprio?
 
Para a Behold Studios seguir com seus próprios jogos foi motivo de sucesso. Com advergames não conseguíamos deslanchar, apenas nos mantínhamos vivos. Fazendo jogos como Knights of Pen & Paper, que nos inspira e nos representa como pessoas e jogadores, foi o que alavancou a empresa financeiramente e em prêmios por todo o mundo.

 
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GD Gamer – Como é o processo criativo da empresa? O que embasa as  decisões de o que vai ser produzido, ou deixa pra próxima!
 

Hoje em dia, nossas decisões são tomadas com a seguinte pergunta: “Isso deixa o jogo mais interessante?”. Poucos nos ligamos com monetização, ou modelos que procuram lucrar em cima dos jogadores. Percebemos que criar um jogo pensando no jogador e não na empresa nos faz criar jogos mais interessantes e de maior sucesso. Vide os prêmios e vendas que tivemos nos últimos meses.

 
Obrigado pela oportunidade de trocar experiências!
 
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Aproveitando para deixar o link do Chroma Squad no KickStarter
 
Site da Behold Studio: beholdstudios.com.br/
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