Tive o prazer de fazer uma mini-entrevista com Saulo Camarotti Ceo da Behold Studio, que falou um pouco sobre o processo de criação dificuldades e muito mais confira!
1 – Perguntas gerais como, qual plataforma, qual workflow, divisão de trabalho… Como foi o inicio? Quais dicas vocês dariam para os que estão começando?
A Behold Studios iniciou em 2009 em uma incubadora de base tecnológica na Universidade de Brasília. Iniciamos nossa empresa tentando fazer jogos sob demanda, avergames e serious games, entretanto a empresa realmente emplacou quando iniciamos com jogos de entretenimento para o mercado de mobile.
Nós temos uma equipe de 7 pessoas, já tivemos mais e em outros momentos com menos. Mas hoje temos 3 programadores, 3 artistas, e 1 producer e PR. Usamos Unity 3D desde o princípio da empresa, Photoshop, Max e Maya como ferramental dos artistas, e Dropbox, Mercurial e Amazon AWS para outros serviços.
Percebemos que o mais importante é focar no jogo. Vemos diversas empresas tentando encontrar financiamento, falar com investidores, pensar em publicidade, etc. Entretanto, se a equipe que está começando foca apenas na produção do jogo, e faz um jogo muito bem acabado e inspirador, todas as outras coisas vão vir por consequência, incluindo vendas, dinheiro, jogadores, comunidade, etc.
GD Gamer- Como foi seguir na após de um título próprio?
Para a Behold Studios seguir com seus próprios jogos foi motivo de sucesso. Com advergames não conseguíamos deslanchar, apenas nos mantínhamos vivos. Fazendo jogos como Knights of Pen & Paper, que nos inspira e nos representa como pessoas e jogadores, foi o que alavancou a empresa financeiramente e em prêmios por todo o mundo.
GD Gamer – Como é o processo criativo da empresa? O que embasa as decisões de o que vai ser produzido, ou deixa pra próxima!
Hoje em dia, nossas decisões são tomadas com a seguinte pergunta: “Isso deixa o jogo mais interessante?”. Poucos nos ligamos com monetização, ou modelos que procuram lucrar em cima dos jogadores. Percebemos que criar um jogo pensando no jogador e não na empresa nos faz criar jogos mais interessantes e de maior sucesso. Vide os prêmios e vendas que tivemos nos últimos meses.
Obrigado pela oportunidade de trocar experiências!
Site da Behold Studio: beholdstudios.com.br/